quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Awilda na enseada de Botafogo

Se você já passou pela enseada de Botafogo este mês, há de ter reparado uma gigantesca escultura de um rosto feminino nas areias da praia. Obra do artista espanhol Jaume Plensa, a intervenção, que recebeu o nome de Awilda, é toda feita em pedra de mármore e resina e foi colocada na praia no último dia três de setembro. A escultura segue a moda das grandes metrópoles europeias, que instalam obras itinerantes em águas urbanas. Assim como a última obra postada aqui no blog, Awilda também faz parte da mostra OiR - Outras Ideias para o Rio - de Arte Contemporânea. Mas afinal, o que significa a escultura?

A obra "Awilda" estáexposta à beira-mar da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro
 
De acordo com o espanhol, a imponente obra, de 12 metros de altura, é uma homenagem a Iemanjá - orixá do qual Plensa se diz devoto - e demorou cerca de quatro meses para ficar pronta. "A escultura tem que ser como gente, intervir na paisagem dessa praia maravilhosa. Expressa minha admiração por Iemanjá e a relação importante com o espaço público", disse o artista plástico ao portal Terra. Ainda segundo Plensa, a inspiração para a obra veio de uma menina tailandesa. Mas, de acordo com ele,  apesar de a jovem ter um nome, seu rosto é universal. "A intenção da obra é fazer as pessoas sonharem", afirmou. A obra deve ficar exposta até o dia dois de novembro.
 
 
 
  • Sobre Jaume Plensa
Jaume Plensa é o criador de "Awilda"
O artista catalão Jaume Plensa, nasceu em 1955 e atualmente vive em Barcelona. Reconhecido por diversos trabalhos criados em espaço público, como o Crown Fountain, em Chicago, nos Estados Unidos; o Breathing no the BBC Headquarters, em Londres, na Inglaterra,;o Bridge of Light, em Jerusalem, e World Voices na Burj Khalifa, em Dubai.
  
Em sua estreia no Brasil, as obras do artistas são expostas pela Galeria Leme, em São Paulo. Para acessar o site da Galeria, clique aqui.

3 comentários:

  1. Ainda não passei por lá não. Até quando a obra fica?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É uma pena não estar aí no Brasil pra ver!

    ResponderExcluir
  3. Passo todos os dias por ali e sempre me pergunto qual o significado dessa cabeça. Finalmente descobri!!! haha

    ResponderExcluir